Logomarca
M&B Informática, Internet, Boletim de informações acadêmicas
Código:
Senha:

Histórico

Uma história marcada por seriedade e competência

O Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense – CTESOP, Faculdade de Assis Chateaubriand, está em atuação desde 1990 em nosso município. Foi fundado em 1985, tendo sua autorização, pelo Ministério de Educação, em 07 de novembro de 1989, através do Decreto Federal nº 98367. O primeiro vestibular para o Curso de Pedagogia foi realizado em janeiro de 1990, com aula inaugural em 12 de fevereiro de 1990. O Curso de Pedagogia foi Reconhecido pela Portaria nº 167, publicada no Diário Oficial da União de 23 de fevereiro de 1996.

Em janeiro de 1997 foi criada a UNIMEO - União Educacional do Médio Oeste Paranaense Ltda., sob a Presidência da professora Anita Politi Begosso, mantenedora do CTESOP - Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense que tem como Diretor Geral o professor Fabrício Jacob Begosso. Antes desse período, ou seja, de 1990 à 1996 o CTESOP pertenceu à Universidade TUIUTI de Curitiba.

De 1997 a 2001, o CTESOP obteve Autorizações do Ministério da Educação para funcionar os cursos de: Administração - Comércio Exterior; Letras - Português e Espanhol e Pedagogia - Educação Infantil e Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Em 15 de janeiro de 2001 o CTESOP transferiu-se para sede própria, com modernas instalações, se tornando cartão postal para Assis Chateaubriand pela arquitetura da obra. Nesse mesmo ano foram aprovados mais dois cursos de graduação: História e Sistemas de Informação. No ano de 2002 foram autorizados mais dois cursos: Geografia e Matemática. Em 2005 o Ministério da Educação autorizou o funcionamento do curso de Bacharelado em Turismo. O mais recente curso autorizado foi o Bacharelado em Enfermagem, no ano de 2010.

Atualmente conta com 08 cursos em funcionamento, sendo eles: Pedagogia, Administração, Letras – Habilitação em Português e Espanhol e respectivas Literaturas, História, Sistemas de Informação, Geografia, Matemática e Enfermagem.

O CTESOP oferece Cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu desde 1995, com turmas já formadas em Direito Administrativo, 3 turmas de Produção de Textos e Literaturas, 3 turmas em Educação Matemática, 3 turmas em Língua Espanhola, Pedagogia Empresarial, 6 turmas em Sociedade Inclusiva e Educação Especial, Administração Estratégica, Docência e Gestão do Ensino Superior, 8 turmas de Psicopedagogia - Educação e Clínica, 3 turmas de Geografia, Interação e Meio Ambiente, 2 turmas em História Regional, 2 turmas em História do Brasil, Pedagogia nas Organizações e Gerenciamento com Qualidade, 3 turmas de Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Marketing e Logística e 2 turmas de Gestão Empreendedora de Negócios, mostrando assim o sucesso também na Pós-Graduação. Também formou 3 turmas de Estudos Adicionais na Área de Deficiência Mental.

No ano de 2007, em convênio com a Unigran – Universidade da Grande Dourados – MS, o CTESOP, polo credenciado pelo MEC, amplia a oferta de 8 novos Cursos Via Internet, sendo eles: Teologia, Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Letras, Tecnologia em Agronegócios, Tecnologia em Gestão Imobiliária e Tecnologia em Produção Publicitária.

Os acadêmicos que freqüentam o CTESOP pertencem a diversos municípios, entre eles: Assis Chateaubriand, Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Cafelândia, Formosa do Oeste, Goioerê, Iracema do Oeste, Jesuítas, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Terra Roxa, Toledo e Tupãssi.